Logo Latina Exports
 
Notícias Brasil e Caribe: tão longe e tão perto

Apesar das distâncias impostas geográfica e culturalmente, o Brasil e o Caribe têm similaridades. Todos os países latino-americanos foram colônia de algum país metrópole do norte, como é o caso das ilhas caribenhas.

O pesquisador Victor José Caglioni aponta em estudo que uma das principais questões de reflexão sobre as culturas das ex-colônias latinas americanas é a identidade, que não está totalmente fechada em alguns pontos específicos e essenciais, pois é vasta e sofreu muitas modificações ao longo da história de cada nação, e sobre essas premissas é possível identificar um movimento de autogestão cultural e sentimento de pertencer a um lugar, a uma nação.

Outra semelhança entre as diversas Ilhas do Caribe com o Brasil, por exemplo, reside na figura do mulato, carregada de nacionalismo e simbolismo, portanto, com forte identidade cultural, especialmente em relação ás danças e outras manifestações artísticas. Em partes do Brasil, assim como em ideias que se perpetuam no Caribe, a figura do mulato é tomada como sendo um representante da identidade nacional.

As belezas naturais, o fato de serem países tropicais e alegria do povo são outras fortes características presentes entre os dois países. Brasil e Caribe: distantes no mapa, próximos na riqueza de sua cultura, população e natureza.

entre em contato

LATINA EXPORTS

Institucional

CONTATOS

Cliente Fabricante

FORNECEDOR

Quero ser contatado
© Latina Exports 2013 - Todos os direitos reservados.