Logo Latina Exports
 
Notícias O extrativismo vegetal pode, sim, ser sustentável

É inegável a importância dos sistemas agroflorestais para a promoção do desenvolvimento sustentável e economia de mercado na produção de goma resina e madeira.

A silvicultura do gênero Pinus, principalmente no Sul do Brasil, onde estão concentradas a maioria das empresas com as quais a Latina Exports atua, foi um processo instituído pela estratégia de desenvolvimento do país nas décadas de 60 e 70. Atualmente, a base de florestas plantadas para a produção de madeira sustenta uma cadeia produtiva que tem participação fundamental na economia do país. Embora algumas espécies do gênero Pinus sejam tidas como exóticas invasoras, elas

contribuem ambiental, social e economicamente para o desenvolvimento da região Sul do Brasil, dadas as características do processo de plantio e manejo, o qual é sustentável e enquadra-se nas prerrogativas da coalisão global para o "Desenvolvimento Sustentável".

Em um estudo para a Universidade Federal do Paraná, intitulado Uma Síntese da Contribuição do Gênero Pinus para o Desenvolvimento Sustentável no Sul do Brasil, André Germano Vasques, Alex Sandro Nogueira, Flávio Felipe Kirchner e Ricardo Berger indicam que o crescimento dos processos de demanda que provocaram a evolução tecnológica e industrial das últimas três décadas do século XX foi o mentor de uma nova conjuntura, desencadeando uma nova visão relativa ao homem e seus efeitos sobre o planeta. Isso foi consolidado por uma coalisão global, gerida por diversos eventos promovidos pela Organização das Nações Unidas, a qual promulgou uma nova ordem, um desafio global acerca dos eventos provocados pela demanda humana: "O Desenvolvimento Sustentável". Sob a temática do "Desenvolvimento sustentável" está também proclamado o Triple Botton Line, que associa os conceitos de sustentabilidade ao de um compromisso da sociedade e das empresas, não somente para a evolução de seus indicadores econômicos e financeiros, mas também das suas ações sociais e no meio ambiente. Nesse sentido, as atividades produtivas e transformadoras que servem a sociedade e promovem a economia e o desenvolvimento deverão estar sintonizadas em três pontos distintos: a viabilidade econômica, a responsabilidade social e a responsabilidade ambiental.

Sabendo disso, a Latina Exports atua diretamente com empresas que utilizam apenas madeira legalizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

entre em contato

LATINA EXPORTS

Institucional

CONTATOS

Cliente Fabricante

FORNECEDOR

Quero ser contatado
© Latina Exports 2013 - Todos os direitos reservados.